Higienização de Reservatórios de Água

Limpeza e Higienização de Reservatórios de Água

IMPORTANCIA DA HIGIENIZAÇÃO DE CAIXAS DE ÁGUA

Conforme a Resolução – RDC N°216/2004, os estabelecimentos devem ser abastecidos com água corrente tratada (proveniente do abastecimento público) ou de sistema alternativo, como poços artesianos. Sendo que, somente, deve-se utilizar água potável para o preparo dos alimentos e do gelo, uma vez que os micro organismos patogênicos e parasitas podem ser transmitidos por meio da água, por isso é importante utilizar água tratada.

QUALIDADE DA ÁGUA

A caixa d’água deve estar conservada, tampada, sem rachaduras, vazamentos, infiltrações e descascamentos.

Conforme a ANVISA as caixas d’água ou reservatórios devem ser lavados e desinfetados (higienizado) no mínimo a cada 6 meses.

SERVIÇO DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE CAIXA DE ÁGUA

A RODENTIA presta serviços de limpeza das caixas d’água e reservatórios seguindo os procedimentos definidos no POP – Procedimento Operacional Padronizado, descritos na RCD 216/2004 – Capitulo 5, visando através desta metodologia garantir a qualidade e credibilidades dos serviços prestados.

Nossa equipe técnica é capacitada para oferecer um serviço diferenciado, onde os técnicos seguem rigorosamente todas as etapas do POP (Procedimento Operacional Padronizado) quando realizam o serviço.

Os serviços são agendados com 02 dias de antecedência para que seja fechado os registros de entrada de água, desta maneira não há desperdício. Ficando somente uma quantidade residual a ser esgotada na execução da limpeza.

Todos os técnicos utilizam EPI’s (máscaras, luvas, botas e macacões) na execução dos serviços.

No serviço de Limpeza e Higienização os técnicos monitoram os reservatórios a serem desinfetados, objetivando avaliar o estado dos componentes do sistema de reserva de água, como exemplo: funcionamento da bóia, altura do nível de água, registros, presença de trincos, vazamentos, impermeabilização e estado físico da tampa. A empresa utiliza-se de equipamentos específicos, como: motobomba e bombas elétricas para a sucção da água; e, para a desinfecção do reservatório e encanamentos utiliza somente produtos desinfetantes registrados no Ministério da Saúde – MS/ANVISA.

            Finalizado o trabalho, é emitido o Relatório de Serviços contendo os produtos utilizados, registros, concentrações de uso, capacidade do reservatório, dicas e sugestões, e o Certificado de Limpeza e Higienização de Reservatório com prazo de validade de 06 meses e providenciado a coleta da água em até 7 dias para análise bacteriológica por laboratório credenciado junto ao INEA.

Segurança do trabalho

A RODENTIA conta com uma equipe treinada e certificada para operações em espaço confinado (NR 33) e altura (NR 18).

Além disso, as operações são supervisionadas por técnicos com treinamento de 40 horas de NR 33.

A RODENTIA possui equipamentos de ponta e ainda realiza treinamentos periódicos de operações de resgate, contribuindo para trabalhos seguros e confiáveis.